NOTÍCIAS

Show "Ancestral" na Caixa Cultural Salvador

Caixa Cultural Salvador apresenta nos dias 18, às 20h, 19 (duas apresentações, às 17h e 20h) e 20 de julho (duas apresentações, às 17h e 20h), o show “Ancestral” do grupo Sertanília. Com inspiração nas manifestações culturais do universo “sertanês”, o grupo composto por Aiace (vocalista), Anderson Cunha (viola e violão) e Diogo Flórez (percussão), apresenta um trabalho autoral com referências direta ao sertão e à sua gente, onde dialoga heranças musicais e literárias dessa região.

Com a formação reduzida sem a conhecida e pesada percussão que caracteriza o grupo, o Sertanília mergulha no Sertão Profundo e apresenta um concerto mais intimista e lírico, dando às músicas uma roupagem leve, aproximando os arranjos do universo introspecto e bucólico do Sertão. Uma proposta que explora texturas dos sons regionais, onde a viola, o violão e o violoncelo ganham destaque nas canções.

No repertório, canções do primeiro CD do grupo, intitulado “Ancestral”, lançado em 2012. Além de releituras de Lenine, Antônio Nóbrega e Elomar Figueira Mello, o grupo antecipa novas composições que estarão no segundo disco.

“Esse será um show bem diferente, mais intimista de fazer. Temos apresentado ele muito fora da Bahia, uma das últimas apresentações foi em Amsterdã (no Brazilian Summer Sessions) e creio que esse show na Caixa Cultural será especial. Seremos apenas 5 no palco e sem o peso das percussões, isso faz com que o som fique mais leve, permitindo àquele que nos ouve uma percepção mais clara de sons que às vezes ficam meio escondidos quando tocamos com a formação maior”, afirma Aiace.

Para esse show o grupo será acompanhado pelos músicos Fábio Garboggini (violoncelo) e João Almy (violão), com participações especiais de Mariana Marin, Raul Pitanga, na percussão e André Becker, na flauta. O músico Anderson Cunha assina a direção musical do show “Ancestral”, que tem a produção da Guaxe Produções e da Edmilia Barros - Produção e Mídia Social.

No dia 19 de julho (sábado), das 9h às 13h os músicos Aiace, Anderson Cunha e Diogo Flórez ministram a oficina “Música e a Tradição do Terno de Reis do Sertão de Caetité”. A oficina tem o objetivo abordar os aspectos culturais e históricos da tradição da Festa de Reis, utilizando as tradicionais canções, instrumentos musicais e entrevistas com membros do Terno de Reis do município de Caetité. As inscrições são gratuitas, acontecem de 07 a 16 de julho, na Caixa Cultural Salvador e podem ser feitas através do telefone (71) 3421-4200.

 

Serviços:

Show Ancestral - Sertanília

Local: CAIXA Cultural Salvador

Data: 20 de julho de 2014

Horário: 17h e 20h.

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia) - Vendidos a partir das 9 horas dos dias de apresentação.

 

Oficina "Música e Tradição dos Ternos de Reis"

Mediadores: Aiace, Anderson Cunha e Diogo Flórez

Local: CAIXA Cultural Salvador

Data: 19 de julho de 2014 (sábado), das 9h às 13h

Inscrições Gratuitas: Através do telefone (71) 3421-4200, de 07 a 16 de julho de 2014 (das 9h às 18h)

Informações:  (71) 3421-4200 | www.facebook.com/CAIXACulturalSalvador

CAIXA Cultural de Salvador

Rua Carlos Gomes, 57

Centro, Salvador, BA

Realização: Guaxe Produções | www.guaxe.com.br

Informações à Imprensa:

Anne Pinto (71) 9942-1043 | annepinto01@gmail.com